Após sete meses sem radares de fiscalização eletrônica, os equipamentos estão sendo reinstalados em Goiânia e devem começar a operar ainda em janeiro, segundo a previsão da nova gestão da Prefeitura. Os primeiros aparelhos foram instalados na noite de segunda-feira (6) na Avenida Perimetral Norte e no Setor Cândida de Moraes. Contudo, a operação dos dispositivos dependerá da perícia realizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
A licitação que viabilizou o retorno dos radares foi concluída na gestão do ex-prefeito Rogério Cruz e dividiu a capital em duas áreas: Norte e Sul, tendo como base o eixo formado pela BR-153, a Avenida Universitária e a Avenida Castelo Branco. A área Norte será administrada pelo Consórcio Fiscaliza Gyn, com contrato de R$ 93 milhões, enquanto a área Sul ficará sob a responsabilidade do Consórcio Anhanguera Segurança, que apresentou proposta de R$ 117 milhões. Este último consórcio também foi responsável pela licitação do Centro de Controle Operacional (CCO), ao custo de R$ 32,39 milhões para 60 meses de serviços, conforme contrato assinado em 19 de dezembro.
De acordo com Tarcísio de Abreu, secretário de Engenharia de Trânsito de Goiânia, a retomada da fiscalização eletrônica tem como principal objetivo restabelecer a ordem no trânsito da cidade. “Queremos motoristas respeitando os semáforos e os limites de velocidade”, destacou. O contrato prevê a instalação de até 602 faixas com radares em diferentes pontos da capital ao longo de um ano. Os equipamentos anteriores foram removidos em junho de 2024, após o encerramento do contrato com a antiga gestora da fiscalização eletrônica.
O prefeito Sandro Mabel também anunciou investimentos de cerca de R$ 100 milhões para modernizar o sistema de semáforos de Goiânia. A iniciativa prevê a instalação de equipamentos inteligentes que permitirão a sincronização dos sinais em “onda verde”, reduzindo o tempo de espera no trânsito e priorizando o transporte coletivo em corredores exclusivos e preferenciais. O processo de licitação para implementar essa modernização será iniciado nos próximos meses.
Além disso, a nova gestão está ampliando a rede de corredores exclusivos para ônibus e motocicletas. As novas faixas, que priorizam o transporte coletivo e os veículos de duas rodas, começaram a ser liberadas para uso no dia 6 de janeiro de 2025, como parte das medidas para melhorar a mobilidade urbana na capital.