Ministério Público vai investigar queda de avião com família goiana em Ubatuba

Ministério Público vai investigar queda de avião com família goiana em Ubatuba

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) instaurou um procedimento para apurar as circunstâncias do acidente aéreo que ocorreu na manhã da última quinta-feira (9), em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. A queda de um avião de pequeno porte resultou na morte do piloto e deixou feridos os quatro passageiros, membros de uma mesma família de Mineiros, cidade no interior de Goiás.

De acordo com o MP, a investigação busca esclarecer os fatos, identificar responsabilidades e avaliar a regularidade da aeronave e do Aeroporto Estadual de Ubatuba Gastão Madeira, onde o acidente ocorreu. Para isso, foi solicitado que a Prefeitura de Ubatuba, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) apresentem informações preliminares em até 48 horas.

Dinâmica do acidente

Segundo a concessionária Rede VOA, responsável pela administração do aeroporto, o avião havia decolado do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, com destino a Ubatuba. Durante a tentativa de pouso na pista do aeroporto paulista, sob condições meteorológicas adversas – chuva e pista molhada –, a aeronave ultrapassou os limites da cabeceira, rompeu o alambrado e explodiu ao atingir a Praia do Cruzeiro.

O piloto morreu preso às ferragens, enquanto os passageiros – dois adultos e duas crianças da mesma família – foram resgatados com vida. Inicialmente atendidos na Santa Casa de Ubatuba, alguns foram transferidos para o Hospital Regional de Caraguatatuba devido à gravidade dos ferimentos.

Além disso, destroços da aeronave atingiram três pedestres que passavam pela praia no momento do acidente, causando ferimentos.

Investigações em andamento

O avião, pertencente à família do produtor rural Nelvo Fries, estava com a documentação em situação regular, conforme o Registro Aeronáutico Brasileiro da Anac.

Além do Ministério Público, a Delegacia de Polícia de Ubatuba e o Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), vinculado ao Cenipa, estão conduzindo investigações. Em nota, o Cenipa informou que seu trabalho é focado em prevenir acidentes semelhantes no futuro.

A análise inicial inclui a avaliação das condições da pista, da aeronave e do cumprimento de protocolos de segurança. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo acompanha o caso e reforça a necessidade de respostas rápidas para o esclarecimento dos fatos.

Follow Us On Social Media