Nesta sexta-feira (24), o governador Ronaldo Caiado (UB) entregará 46 novos ônibus padrão Euro 6 ao transporte coletivo de Goiânia, como parte da reinauguração do Terminal Novo Mundo. A entrega marca um avanço no Projeto Nova Anhanguera, que inclui a reestruturação de seis terminais e diversas melhorias na infraestrutura do transporte público da capital.
Os novos ônibus, embora movidos a diesel, são mais eficientes e menos poluentes, além de estarem equipados com ar-condicionado e Wi-Fi, oferecendo mais conforto aos passageiros. A frota começará a operar imediatamente após a entrega, atendendo à população.
A reforma do Terminal Novo Mundo integra a primeira fase do Projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC), que prevê um investimento de R$ 1,7 bilhão até 2026. O programa inclui a renovação da frota com 1.500 novos ônibus, além da modernização das instalações de terminais e pontos de parada.
O terminal foi ampliado e agora conta com um Centro Comercial Popular, nova área de estocagem para ônibus e uma nova plataforma de embarque. Com um investimento de R$ 18,5 milhões, o Terminal Novo Mundo atenderá 34 linhas de ônibus e passará a integrar ainda mais o sistema de transporte da cidade, atendendo cerca de 40 mil usuários diariamente.
A partir da reinauguração, passageiros que utilizam o Terminal Novo Mundo para as linhas do BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera) poderão também integrar com o BRT Norte-Sul na Praça do Bandeirantes, no Centro, através da Estação Pitanga. A reforma também contemplou a instalação de novas plataformas de embarque e desembarque, com cobertura de proteção, piso tátil, rampas de acessibilidade e placas em braille.
Além disso, o terminal recebeu novos sanitários, incluindo banheiros acessíveis e para a família. Nos acessos Leste e Oeste, foram implementadas catracas inteligentes, portões eletrônicos e espaços modernos para os profissionais da RMTC, como refeitórios e depósitos. A área também conta com paraciclos para bicicletas, além de novos bancos, lixeiras e bebedouros.
O Projeto Nova Anhanguera prevê, ainda, a requalificação de outros cinco terminais, 19 estações e 167 pontos de parada ao longo do Corredor Anhanguera, com o objetivo de revitalizar e padronizar a estrutura do sistema de transporte da região.