Um homem foi preso em flagrante na tarde de quarta-feira (30), no Setor Campinas, em Goiânia, após ser encontrado em um depósito clandestino com cerca de R$ 300 mil em cigarros eletrônicos. No local, a Polícia Civil de Goiás (PCGO) apreendeu uma grande quantidade de “vapes” de diferentes modelos e tecnologias, todos prontos para comercialização.
As investigações começaram após a Delegacia de Guapó receber denúncias de que um homem estaria fornecendo os dispositivos em festas realizadas na cidade de Abadia de Goiás. Com apoio da Central de Flagrantes (CFG), os agentes conseguiram rastrear o depósito irregular na capital.
Ao chegar ao endereço indicado, os policiais identificaram uma movimentação suspeita de pessoas entrando e saindo do imóvel. Durante a abordagem, encontraram o suspeito sozinho em uma das salas do prédio, onde diversas caixas com os cigarros eletrônicos estavam armazenadas em prateleiras.
A polícia informou que a prática configura crime contra a saúde pública, conforme o artigo 273 do Código Penal. Todo o material foi apreendido e levado à delegacia. O homem foi autuado em flagrante.
Segundo os investigadores, a comercialização, importação e propaganda de cigarros eletrônicos são proibidas no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2009. Apesar disso, o uso dos dispositivos tem aumentado, principalmente entre jovens e adolescentes, por meio do contrabando.
O nome do suspeito não foi divulgado, e sua defesa não foi localizada até o momento. O espaço segue aberto para manifestações.