Uma operação realizada no sábado (22/3), em Goiânia, resultou na recuperação de aproximadamente 30 toneladas de cobre, semelhante ao utilizado nas subestações da Equatorial Energia. A ação teve início após a Polícia Civil informar ao setor de segurança da distribuidora sobre um possível galpão onde fios e cabos de cobre estariam sendo armazenados.
Atendendo à denúncia, a equipe de segurança da empresa acompanhou a operação. No local, foram encontradas grandes bolsas contendo fios e cabos de cobre com características compatíveis com os usados pela companhia. Além disso, foram anexadas ao inquérito sete ocorrências de furto registradas em subestações no estado. A Polícia Civil investigará a origem do material e sua possível relação com os casos monitorados pela distribuidora.
Durante a vistoria, a equipe da Equatorial identificou que o galpão estava conectado ilegalmente à rede elétrica, configurando furto de energia. O delegado responsável acionou a Polícia Técnico-Científica, que confirmou o crime.
Seis homens que carregavam uma carreta com as sacolas de cobre foram presos. O proprietário do galpão também foi localizado e detido. Todos responderão por receptação, enquanto o dono do imóvel também será indiciado por furto de energia. Segundo a Polícia Civil, o grupo faz parte de uma quadrilha especializada na receptação de materiais furtados, como fios e cabos de cobre.
Denúncias podem ser feitas anonimamente por meio da Central de Atendimento da Equatorial: 0800 062 0196.