O prefeito Sandro Mabel (União Brasil) anunciou, nesta quinta-feira (2/1), o Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, com a Avenida Jamel Cecílio sendo escolhida como corredor piloto. A iniciativa visa melhorar a fluidez do trânsito em Goiânia, com foco no transporte coletivo, pedestres e ciclistas.
De acordo com Mabel, a meta é desobstruir 250 quilômetros de vias nos próximos 18 meses. “Queremos uma cidade mais fluida e organizada, respeitando as necessidades de todos os usuários do trânsito”, afirmou o prefeito.
Primeiros 100 dias: 100 quilômetros liberados
Nos primeiros 100 dias, a prefeitura pretende liberar 100 quilômetros de vias em 10 corredores prioritários. Entre eles estão as avenidas 24 de Outubro, Independência, Castelo Branco e T-10. A Avenida Jamel Cecílio foi escolhida como ponto de partida devido à sua relevância para a mobilidade urbana, conectando áreas estratégicas como o Shopping Flamboyant e a Avenida 85.
Na Jamel Cecílio, serão realizadas intervenções em 14 trechos críticos ao longo de 4,4 quilômetros. As obras incluem:
- Implantação de uma terceira faixa;
- Ajustes na geometria viária;
- Remoção de obstáculos;
- Modernização da sinalização.
O objetivo é reduzir os congestionamentos em até 30% e aumentar a velocidade média dos veículos de 15,2 km/h para 20 km/h nos horários de pico.
Tecnologia e novas medidas
O projeto também aposta em tecnologia, com a instalação de semáforos inteligentes que priorizam ônibus, monitoramento por câmeras e a criação de uma Central Integrada de Trânsito e Transporte.
Além disso, a partir de segunda-feira (6), motocicletas poderão circular nos corredores de ônibus em pontos estratégicos da cidade, como parte das medidas para melhorar a mobilidade urbana.